Sobre o Pilates...

 

O que é o método Pilates?

O Método Pilates foi elaborado no começo do século vinte pelo atleta alemão Joseph H. Pilates como um sistema de exercícios que visa formar um ser humano completo CORPO – MENTE – ESPÍRITO, a fim de melhorar a flexibilidade, consciência corporal, equilíbrio e força, sem a hipertrofia muscular. Ele acreditava que o estilo de vida moderno, má postura corporal e respiração ineficiente ocasionavam saúde ruim e estudou várias disciplinas atléticas para desenvolver o método de exercícios que recebeu seu nome.

Por que praticar o Pilates?

O método Pilates é indicado para reabilitação física, condicionamento físico geral e bem-estar promovendo a harmonia, flexibilidade e equilíbrio muscular e, uma vez que a aula é supervisionada por um professor que orienta um aluno ou pequenos grupos, é direcionado às necessidades de cada pessoa. Desta forma, o Pilates pode ser praticado por pessoas de todas as idades e níveis de condicionamento físico.

Como funciona?

Os exercícios são rítmicos, de força e alongamentos, e demandam concentração e controle do corpo. Ao invés de realizar várias repetições, o método Pilates requer que os exercícios sejam feitos com menos repetições e com movimentos precisos. Muitos exercícios são baseados no Hatha Yoga, respiração profunda, meditação e exercícios gregos e romanos.
Você fica deitado e relaxado, num momento de conexão com o seu próprio corpo;  quando realiza os movimentos tem que sentir o que o corpo está fazendo e não tem como pensar nos problemas do dia-a-dia. É um minuto onde você obrigatoriamente se desliga do mundo lá fora para tentar fazer com que ele reaja exatamente como você quer.
As aulas vão progredindo gradualmente conforme o seu desenvolvimento de força e consciência corporal, e mesmo que os exercícios sejam básicos, eles vão sempre te desafiar de alguma maneira ou em complexidade de coordenação, intensidade de força ou no equilíbrio.


Benefícios

·         Melhora a Postura
·         Aumenta a Flexibilidade, Força, Equilíbrio, Coordenação, Resistência
·         Desenvolve a Consciência Corporal
·         Melhora a Auto-Estima e Concentração
·         Maior mobilidade das articulações
·         Corrige Padrões de Movimentos errôneos e Previne lesões
·         Diminui o estresse do dia-a-dia
·       Aumenta a energia e melhora o metabolismo e funcionamento de órgãos, sistema circulatório e oxigenação do sangue
·        Deixa o corpo mais equilibrado e alinhado


Além de todas essas vantagens, as aulas são desafiadoras e divertidas. A sensação de poder controlar o corpo e conseguir tocar o pé sem problemas, ou de poder executar movimentos complexos sem se cansar ou sentir dificuldade, é algo que não existem palavras para descrever! Quando você vê aquele movimento novo logo pensa: “ eu nunca vou conseguir fazer isso!” Mas, após algumas tentativas, vai percebendo que você pode ir muito mais além.
Você pode ser um atleta de alto nível e ter um treinamento específico,  ou pode ser sedentário… você pode ter lesões e dor… ou ser muito saudável, Pilates vai ser perfeito para você!



FONTES: (adaptado)

http://cyberdiet.terra.com.br (por Valéria Alvin Igayara de Souza)
http://www.copacabanarunners.net/pilates.html
http://tatipilates.wordpress.com (por Tatiana Matsuo)