Santo Soninho: da beleza e da saúde!!

     Pra quem já sabia mas ainda não tomou vergonha na cara e resolveu começar a cuidar de si ai vai um toque: comece pela cama! Isso mesmo! Um bom dia começa com uma boa noite dormida!

     O hormônio do crescimento e a melatonina são responsáveis pelo desenvolvimento físico e pela organização do sono. Os dois são produzidos no cérebro, em partes diferentes. Eles só são liberados pelas glândulas a partir do início da madrugada. O pico é por volta de duas, três horas da manhã. Para isso é preciso que a pessoa esteja em sono profundo há pelo menos uma hora. Se você está acordado nesse horário, os hormônios não são liberados. Sem a melatonina, o cérebro fica sem a chave que inicia e fecha o sistema do sono. Por isso, dormir de dia não é a mesma coisa que dormir à noite.
      “Nós estamos simplesmente talvez descansando os músculos, mas a eficácia daquele sono em termos de recuperação mental, em termos de recuperação da nossa estrutura física e mental não vai ser a mesma coisa”, explica R. Nonato Rodrigues, neurologista.
      O hábito de trocar o dia pela noite também pode agravar um outro problema que tem aumentado entre os adolescentes. “Um indivíduo que tem horários errados pra dormir, ele também vai ter horários errados para se alimentar. O metabolismo energético dele vai ser alterado, ele pode vir a desenvolver obesidade”, garante o médico.

Fonte: http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2010/12/adolescentes-devem-manter-o-sono-regular-mesmo-durante-ferias.html