PILATES: melhor no solo ou equipamentos?

     Embora possuam características que as tornam singulares, os benefícios alcançados são basicamente os mesmos.
     No Mat Pilates (solo), as aulas são feitas em grupo, o que promove mais sociabilização entre as pessoas, e é indicada para aqueles que não possuem necessidades específicas, pois a atenção do professor é diluída e os exercícios tendem a atingir um objetivo macro. O aluno depende da força de seu próprio corpo para realizar os exercícios, sendo os músculos trabalhos duplamente: tonificando e se alongando, muitas vezes usando acessórios como bola, anel, rolo e faixas de elástico. Esses itens, além de adicionarem novidade à aula, podem promover mais desafios aos praticantes e até mesmo ajudá-los em alguns exercícios.
     Com os equipamentos (reformer, cadillac, barril e chair), as aulas contam com número reduzido de participantes, o que permite um grau de individualização grande, aumentando o nível de correção por parte do professor. Os equipamentos são compostos por molas e tiras de couro, os quais deixam os exercícios com menos impacto, além de facilitarem os movimentos. Por tais motivos, esta modalidade é mais indicada para os iniciantes, pessoas que possuam algum tipo de limitação física ou até mesmo para quem só querem bem-estar e fortalecimento.
     Antes de se decidir por qual dinâmica, leve em conta o seu objetivo e as suas necessidades, assim, a sua aula será muito mais proveitosa e os resultados aparecerão bem mais rápido. Converse com um professor!