Porque sentimos dores quando está frio?

     Essa matéria é pra você que já sabe quando o tempo vai esfriar... sente aquela pontadinha de dor no percoço, joelho e por ai vai. E mais um ponto pro exercício físico!
     "O frio diminui a temperatura corporal porque provoca uma vasoconstrição global. Para aquecer o corpo, nossos músculos se contraem (por isso trememos quando estamos com muito frio - o tremor nada mais é do que contração seguida de relaxamento muscular repetido) e nós adotamos uma postura mais encolhida. Esses fatores nos predispõem a contraturas musculares (músculos rígidos) e dores. O frio por si só aumenta a rigidez mecânica do colágeno (tecido presente nas articulações), aumentando a rigidez articular. E o encolhimento do corpo, com diminuição da movimentação, aumenta mais ainda a rigidez e a dor, já que o movimento auxilia na produção de um líquido que lubrifica as articulações (líquido sinovial). Em longo prazo, isso gera perda de flexibilidade, e a falta de alongamento também leva a dor devido à postura inadequada da articulação."
     Nada como o exercício para melhorar a força, alongamento e flexibilidade, a lubrificação das articulações e a maleabilidade dos músculos. Quem se interessou pode ler a matéria na íntegra: http://fisioterapianatalia.blogspot.com/2011/02/o-frio-e-sua-relacao-com-as-dores.html