Você é compulsiva por doces?

     Gente, quando vi este post neste blog que sigo, me encontrei! Sim, sou louca por doces, mas aos poucos estou me desapegando, graças a Deus!
     Se algum de vocês sofre som isso, querendo fazer dieta, emagrecer ou reeducação alimentar e não consegue, fiquem de olho, pois a compulsão alimentar nada mais é que o corpo anunciando que precisa de um determinado alimento e que ele não está funcionando adequadamente. Este sintoma aparece geralmente em pessoas que são mais ansiosas, agitadas, nervosas ou até mesmo em outras.
     O aumento da vontade de comer doces geralmente está relacionado com a diminuição do hormônio da serotonina, que é o hormônio do humor. Quando há diminuição deste o corpo precisa de doces para aumentar a sensação de prazer. Mas não é o doce que faz isso, mas sim outro mecanismo mais complexo de se explicar por aqui. Outro fator ligado é a resistência a insulina. Pessoas com esta resistência tendem a querer mais doces porque a insulina não consegue colocar o açúcar para dentro das células e produzir energia e assim parece que não tem açúcar nunca e o corpo emite sinais porque ele precisa de açúcar. A mesma explicação serve para os diabéticos descompensados (sem controle correto). 
     Algumas dicas que recomendo são as substituições, tentar comer alimentos com menor teor de açúcar (cuidar com diets e lights, que as vezes enganam) e intercalar os dias de comer doce, ir desvinculando esse hábito até se acostumar. Outra coisa que fiz foi incluir uma fruta em todas as refeições, pois geralmente elas saciam e a vontade passa ( às vezes não, hehehe), e também usar frutose ou canela pra adoçar os alimentos e bebidas.
     Ahhh, tem também um chocolate meio amargo muito saboroso que é o Nestlé Classic 50% cacau (sem açúcar e sem lactose, ... olha o merchandising) que ajuda nos dias mais difíceis, e é claro, cada caso é uma caso, procure uma nutricionista, as da nutrição funcional são muito legais, recomendo! E pratique uma atividade física pra mandar todo esse açúcar embora!!
     Pra quem quer saber mais ai tá o link da matéria no blog: http://livredaobesidade.blogspot.com/2011/02/compulsao-por-doces.html