Você sabe respirar? Aprenda com Pilates!!

     A respiração é um ato essencial a vida, mas lembremos de que um corpo saudável depende também de estímulos, de uso, quero dizer de exercícios, que como sempre digo é uma terapia eterna. E o Pilates é uma modalidade de exercício que vem conquistando cada vez mais adeptos, principalmente os desgostosos com as academias. Então ai vai a novidade que talvez muitos ainda não sabiam: o Pilates vai te ajudar a respirar direito, controlar seu corpo, fortalecer, alongar, oxigenar os músculos e aliviar as tensões. O que vocês estão esperando??
     No Pilates respiramos começando a inspiração pelo nariz e a expiração pela boca, tentando expandir os pulmões e mantendo o abdomen encolhido (contração muscular). "O objetivo deste tipo de respiração é utilizar os músculos do tórax e das costas para ampliar a caixa torácica lateralmente permitindo assim que os pulmões se expandam, mas, sem a necessidade da expansão do abdômen. Ao expandir o abdômen durante a respiração os músculos abdominais se alongam deixando de sustentar a parte baixa das costas deixando-a desprotegida. Por isso o método Pilates enfatiza uma respiração que evite a expansão abdominal."
     
     Experimente fazer esse exercício e já sentira o quanto uma simples respiração, quando bem executada já trabalho vários músculos:
     
     Sente confortavelmente numa cadeira, com os pés apoiados no chão e deixe a coluna bem reta. Ponha as mãos sobre o peito, com os dedos de frente uns para os outros. Inspire devagar pelo nariz de forma que encha o peito de ar, você deve sentir as costelas se abrirem e a ponta dos dedos se afastarem um pouco dos da outra mão, mantenha o abdomen paradinho. Expire, soltando o ar pela boca, sinta as costelas abaixarem, o peito descer, os dedos voltam a se encostar, enquanto isso contraia o abdomen, encolhendo tanto que quase encoste o umbigo nas costas (hahaha é assim mesmo!) e tente ao mesmo tempo(essa é mais difícil na primeira vez) contrair o bumbum e o períneo (músculo da região genital) como se estivesse segurando a vonatde de fazer xixi. 

     Faça uma série de 10 repetições até conseguir coordenar tudo isso. Faça todos os dias e aos pouco você vai sentindo a diferença. todos os exercícios do Pilates são feitos com esse tipo de respiração! deu pra entender agora porque é tão bom fazer Pilates? tente fazer heim!!! Beeeeeijoss

Fonte: http://www.revistapilates.com.br/2011/03/28/a-importancia-da-respiracao-na-execucao-dos-exercicios-de-pilates/