Sente cãibras? Taca molho shoyu!

     As cãibras, espasmos ou contrações involuntárias dos músculos, podem ser causadas por uma série de motivos: uma longa atividade que fadiga o músculo, desidratação, falta de vitaminas ou de potássio. Gravidez, anemias ou alterações metabólicas, como diabetes e hipotireoidismo, também são razões que levam às dores. O atleta de alto rendimento, por ter uma suplementação diária e uma boa alimentação, sente as cãibras geralmente pela falta de sódio, que é perdido no suor excessivo.
     Mas porque Shoyu? Sério? Ahammm! Parece estranho, mas esse tipo de molho tem uma alta quantidade de sódio, substância que funciona como tradutora da mensagem cerebral e, sem ela, o músculo recebe uma contração maior do que a necessária. 
     Não seria mais fácil e saboroso comer sal? Não, pois o sal não é sódio puro, é cloreto de sódio, então você precisaria de uma quantidade muito maior para suprir a necessidade, e, por ser líquido, o molho entra mais rápido na circulação e facilita a suplementação.
     Mas evidentemente essa química não significa que basta sair bebendo litros de molho shoyu antes da atividade física. Cada pessoa tem uma quantidade certa para usar. A suplementação é recomendada apenas para atletas de alto rendimento, como jogadores de futebol e triatletas. E também há contraindicações. Atletas que têm problemas de pressão alta não podem usar o molho shoyu, pois ele aumentaria o risco de um infarto, por exemplo.
     Essa pra mim foi novidadíssimaaaa, adoro shoyu!!


Fonte: http://www.superesportes.com.br/app/19,66/2011/03/30/noticia_maisesportes,16210/molho-shoyu-e-eficiente-no-combate-a-caibras-dos-atletas.shtml