Dicas sobre o uso do gelo!!

     Oi gente, hoje trago pra vocês algumas dicas sobre terapia com gelo, também chamada de crioterapia. As pessoas geralmente tem muitas dúvidas nos momentos em que se lesionam, sentem dores, se devem usar o calor ou o frio. Então venho trazer a vocês, queridas leitoras, algumas dicas bem úteis. 
     A principal aplicação do gelo é no momento em que acontece a lesão, pancada, entorse, seja o que for, onde serve para resfriar os tecidos profundos pela vasoconstrição, reduzindo assim as hemorragias. Em atletas a crioterapia tem sido usada como preventivo de lesões, podendodiminuir a deficiência nutricional nas regigões aplicadas.
     "A hipotermia causada pelo resfriamento articular também favorece a agregação molecular de líquido sinovial aumentando assim a sua viscosidade, na qual é um dos fatores determinantes na proteção da cartilagem articular. Os principais efeitos fisiológicos da crioterapia são: Anestesia, redução da dor, redução do espasmo muscular, estimula o relaxamento, redução do metabolismo local, redução da inflamação, redução da circulação com posterior estimulação, redução do edema e quebra do ciclo dor-espasmo-dor."
     
Olhem as dicas para o uso do gelo:

1- Uso imediato nas contusões - reduz o edema e alivia a dor.
2- Aplicar gelo em qualquer traumatismo ou contusão. Ex: Lesões musculares (contraturas, distensões), lesões articulares (entorses, lesões nos ligamentos), tendinites, hematomas, etc.
3- É recomendado que a aplicação dure no máximo 30min, sendo que na maioria das regiões 20 min já são o suficiente.
4- Nas primeiras 24 horas das lesões mais importantes use gelo por meia hora a cada duas horas. LAING, DALLEY E KIRK (1973) relataram que uma aplicação de gelo durante 20 minutos teve um efeito de até duas horas no esfriamento de músculos profundos.
5- Evite pegar no sono enquanto aplica gelo.

Contra-indicações: não deve ser usado em caso de redução do suprimento sanguíneo (ex: Doença vascular periférica), também é contra indicado no caso de artrite pois, aumenta a rigidez articular.

      Ahhhh e também tem a termoterapia, que é com aplicação de calor, que ao contrário do gelo promove a vasodilatação das arteríolas e capilares melhorando o metabolismo da nutrição dos tecidos, aliviando a dor e aumentando a flexibilidade dos tecidos músculo-tendíneos, além de diminuir a rigidez da articulação, melhorar os espasmos musculares e aumentando a velocidade e volume circulatório do sangue. Geralmente a terapia com calor é utilizada em lesões crônicas, ao contrário do frio que é utilizado em lesões agudas (que são as recentes).
Contra-indicações: não aquecer regiões do corpo que estiverem anestesiadas, edemaciadas, inflamadas, feridas com sangramento, áreas com tumores, sobre os testículos, e sobre o abdômen de gestantes. 

     É isso aí gente, qualquer dúvida gritem aqui, procurem um médico, ou chamem o SAMU!!!!
     Beijos

FONTE: http://esportecomsaude.blogspot.com/2011/04/uso-do-gelo-e-calor-em-lesoes-na.html?utm_source=feedburner&utm_medium=twitter&utm_campaign=Feed%3A+educacaofisicaa+%28Not%C3%ADcias+da+Educa%C3%A7%C3%A3o+F%C3%ADsica%29&utm_content=Twitter