Estreando: "Desvendando mitos sobre o corpo": 1ª seção: "Suar emagrece?"

     Oi genteee, a partir de hoje estou inaugurando no blog uma seção que sempre estará trazendo novidades e curiosidades pra vocês à respeito do corpo, pelo menos uma vez na semana! Vai se chamar assim "Desvendando mitos sobre o corpo". E pra começar vou falar sobre um mito que ainda acho que exista hoje em dia, o suor. Será que quem sua muito está gastando mais energia ou emagrece mais?? Se você está pensando sobre isso e lembrando daquele dia que foi caminhar ou correr cheia de blusas ou com plástico filme embalando a barriga pode rir porque isso realmente não funciona! Aliás, pode até fazer mal!
     Éeee, isso mesmo! Embora exercícios intensos estimulem a transpiração, esse sintoma apenas sinaliza que o corpo ultrapassou a média dos 37°C. Aí as glândulas sudoríparas entram em ação para manter o equilíbrio da temperatura, essencial para a manutenção das funções do organismo. Durante o exercício perdemos água e sais minerais, mas também queimamos glicose e gordura, que levam à perda de peso e não o suor, pois o gasto calórico decorre do aumento do metabolismo muscular e não da elevação da temperatura que, por si só, não acelera o metabolismo. E se usarmos essa montueira de roupa acontecerá uma desidratação, e logo que se toma um copo d'água já recuperamos tudo.
     Agora, se você sua demais e emagrece rápido, é necessário ficar de olho., pois pode se sintoma de uma doença endocrinológica caracterizada pela hiperatividade da glândula tireoide, que estimula o aumento da produção de hormônios (T3 e T4), encarregados de controlar o metabolismo. Como o metabolismo atua de forma mais rápida, não só desencadeia a elevação da temperatura corpórea, mas também acelera a queima de calorias. Aqui, estamos diante de um distúrbio que deve ser tratado, procure um médico endocrinologista!

Fonte: http://vidaativasc.blogspot.com/2010/08/suar-emagrece-mito-ou-verdade.html#comment-form