Desvendando mitos #4: chás e remédios naturais fazem bem?

     Sim, fazem bem. Mas nem por isso deve ser tomados à vontade e/ou sem prescrição médica! Não sabiam?? Pois é... eu também não! E também fiquei pasma, pois sou meio avessa aos remédios sintéticos e qualquer coisinha recorro aos chás e fitoterápicos.
     Estes, se não usados com cautela podem causar reações adversas e até modificar a ação de outros remédios. A arnica, por exemplo, usada como cicatrizante de hematomas, pode causar diminuição do efeito de remédios para pressão alta. Os fitoterápicos são uma classe de substâncias retiradas da natureza classificadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) como medicamentos e devem ser tratadas como tal. 
     Pois é gente, e além de potencializar ou alterar o efeito de outros remédios, o excesso de remédios naturais pode sobrecarregar o fígado, por exemplo e causar uma hepatite medicamentosa aguda.

     Olhem algumas misturas perigosas:

- Camomila - Usada como calmante e anti-inflamatório, prejudica a ação de remédios para afinar o sangue e bloqueia a absorção de ferro.

- Éfedra - Indicada para tratamento de obesidade e asma, a substância aumenta a pressão arterial e pode estimular excessivamente o sistema nervoso central.

- Ginkgo Biloba - A planta costuma ser usada para melhorar a circulação e até mesmo a memória, mas pode trazer sérios riscos. O produto potencializa o efeito dos medicamentos para afinar o sangue e pode aumentar o risco de convulsões. 

- Ginseng - Usado como estimulante, o ginseng interfere na ação de medicamentos para o coração, para controlar a pressão e para diabete. Além disso, o produto prejudica a ação de antidepressivos e de drogas para afinar o sangue. 

     Então tomem cuidado e na dúvida, procurem um médico! Bom fim de semana, beijosssss!