A tão milagrosa Plataforma Vibratória!

     Se vocês achavam que a plataforma vibratória era uma modinha recente no mundo fitness saibam que na verdade, esta tecnologia foi usada no início dos anos 60 para reabilitar os astronautas que sofreram perdas ósseas e musculares decorrentes da falta de gravidade no espaço. Os pesquisadores descobriram que a vibração estimula a formação óssea e promove um ganho de força muscular significativo devido à maior atividade neuromotora e ao maior recrutamento das fibras musculares.
     Exixtem várias pesquisas científicas sobre o assunto que verificar os diversos efeitos positivos e negativos sobre o corpo humano. E meninassss, olhem só os benefícios, parece um milagre mesmo! Já fiz uma aula, achei bem pesada, mas acho que vale a pena investir.

Benefícios:

 -Redução da retenção de líquido (drenagem linfática) já na 1ª sessão
-Redução de edema e melhoria da celulite
-Ganho de força e tônus muscular
-Auxilia na redução da gordura corporal.
-Prevenção ou melhora da osteopenia∕osteoporose em função do aumento da densidade mineral óssea.
-Melhoria da flexibilidade.
-Melhoria da circulação sanguínea.
-Melhoria da pele pelo aumento na produção de colágeno.
-Redução de dores.
-Performance esportiva: tem sido utilizado esportes como o automobilismo, lutas, basquete, futebol americano e outros.

 

 
     Porém, como toda atividade física, o treinamento em plataformas vibratórias apresenta algumas contra-indicações. São elas:

-Contra-indicações absolutas: processos inflamatórios, uso de marcapasso, trombose aguda, quadro pós-operatório, gravidez e osteoporose em estágio avançado.
-Contra-indicações relativas: enxaqueca, discopatia, crise de hérnia, doenças cardiovasculares não-controladas, uso recente de DIU, pinos ou placas de metal, pedras nos rins e próteses ortopédicas.

     A vibração pode ser benéfica ou altamente prejudicial caso não seja utilizada da maneira correta, por isso  procure um profissional qualificado afim de alcançar os resultados e garantir a sua segurança e máquinas de boa qualidade. O profissional que trabalha com plataforma vibratória deve realizar um curso específico para entender o funcionamento da vibração e seus efeitos sobre o corpo. Por isso, não coloque sua integridade física em risco. Procure um profissional qualificado!
     É isso ai gente, vale a pena experimentar e bom fim de semana!!