Temperando e colorindo: mais saúde e menos gastos!!

     Todo mundo sabe dos malefícios do sal em excesso na alimentação, além de causar inchaço e as indesejáveis celulites, o pior de tudo é a hipertensão, mais conhecida como pressão alta. A hipertensão pode ser amenizada e controlada com remédios, mas pra que gastar dinheiro com remédios se você pode controla-la com exercício e reeducação alimentar??
     Eu estava bisbilhotando na net e descobri o site EliminandoPeso, que tinha várias dicas de temperinhos naturais que podemos substituir ou pelo menos reduzir a quantidade de sal a ser utilizada. E como eu adoro cozinhar e inventar moda, ameiiii as dicas!! Espero que gostem também e vamos tentar melhorar a nossa alimentação, pois "somos aquilo que comemos"!! Olhem as dicas ai genteeeeeee, não são poucas:

1. Alho e cebola: O alho contribui para a diminuição da pressão sanguínea e dos níveis de colesterol. Já a cebola inibe a ação de algumas bactérias e fungos prejudiciais ao nosso organismo e diminui os riscos de trombose e aterosclerose. A duplinha também ajuda na prevenção de alguns tipos de câncer, como o de pulmão, estômago, próstata e fígado.

2. Sálvia: tem ação anti-inflamatória e estima a digestão, é indicada nos casos de falta de apetite, edema, afecções da boca, afta, tosse e bronquite e fica ótima com massas e ave.

3. Manjericão: ajuda o sistema cardiovascular e acalma os espasmos da digestão. Quando utilizado em grandes quantidades, é um ótimo fortificante e antigripal.

4. Alecrim: A planta confere um gostinho leve e especial quando usada na preparação de carnes vermelhas ou peixes. No arroz e em sopas é uma boa pedida também, perfumando o prato e a cozinha. O alecrim faz bem porque combate o vírus da gripe e previne doenças dos rins, da retina e da catarata. 

5. Salsa: Combate doenças do coração e dos rins, pois é diurética, febrífuga, estimulante, depurativa do sangue e expectorante.

6. Pimentas: A pimenta é muito mais do que um sabor afrodisíaco. O sabor ardido é por causa da capsaicina, substância antioxidante de ação curativa. “Além de prevenir alguns tipos de câncer e de reduzir o colesterol ruim (LDL) do sangue, a pimenta também acelera o metabolismo e, por isso, auxilia no emagrecimento.”

7. Coentro: Tantos as folhas como as sementes do coentro são ricas em ferro e vitamina C, alivia indigestão e tem poder calmante.

8. Estragão: Apesar de não ser muito conhecido, pode ser facilmente encontrado nas lojas de temperos ou até em supermercados. Suas folhinhas são parecidas com erva-doce. Experimentar estragão vai garantir um sabor novo, levemente adocicado, à comida, além de aliviar a cólica menstrual e auxiliar na digestão.

9. Hortelã e menta: Estas duas plantinhas são na verdade parte de um mesmo gênero, a Mentha. Os sabores são muito parecidos e, por isso, ambos caem muito bem como complemento de peixes, carnes e molhos. Além de refrescantes são ótimas para a digestão e proporcionam alívio para crises de bronquite, cólica estomacal e intestinal, dores, gripes e tosses. Com o tempo seco, o temperinho cai muito bem.

10. Louro: Caldinhos de feijão, sopa de legumes e carnes recheadas ficam com um sabor todo especial quando acrescentamos duas ou três folhinhas de louro. “Além de perfumar, os chás das folhas de louro proporcionam alívio contra gases”.

11. Orégano: Não é só na pizza que o orégano é bem-vindo. Muitas pessoas evitam o tempero por considerá-lo forte demais, por isso, o segredo é colocar apenas uma pitadinha, combinada outros ingredientes, é estimulante, anti-cólicas e muito bom pra combater fungos.

12. Tomilho: Esta erva é muito versátil porque pode ser usada em praticamente tudo na cozinha. Sem contar que é bom para aliviar distúrbios intestinais e prevenir inflamações. Além de muito saborosa, a plantinha é também muito bonita com suas folhas verdes em formato de coração e pequenas florzinhas. Por isso, além de usá-la como tempero, vale também investir na decoração do prato.

13. Açafrão: Está faltando uma corzinha no seu prato? Invista no açafrão. Além de proporcionar um sabor agradável, deixa o prato mais colorido, com tom amarelado. Muito usado na culinária Mediterrânea, o condimento tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatória que melhoram a digestão.
Gengibre 
14. Gengibre: Bom e velho conhecido dos japoneses, o gengibre com seu sabor picante e adocicado, pode ser usado tanto em doces como salgados, além de ser bom acompanhamento para sucos e sopas. “O gengibre tem propriedades que combatem a dor de cabeça, o enjoo e as náuseas. Por ser também um alimento termogênico, o gengibre aumenta a temperatura do corpo, obrigando o organismo a gastar mais energia”.