Desvendando mitos #5: Adoçante é bom para emagrecer?

     Será que realmente ajuda a cortar as calorias da alimentação? 
    Sempre ouvimos dizer que açícar faz mal, que é muito refinado, eleva os níveis de glicose, engorda, e os adoçantes eram vilões por possuírem aquelas substância ditas cancerígenas. Com o passar do tempo, pesquisas com os adoçantes mostraram que essas substâncias não faziam tão mal assim (veja explicação do por quê no site) e por isso o seu uso não é mais tão mal visto.
     A má novidade é a seguinte: estudos mostram que o adoçante pode causar GANHO DE PESO!!! Nãooooooooooo... mas é! Acontece assim ó: ao sentir o sabor doce na boca o cérebro se prepara para receber as calorias do açúcar, que quando não vem, acabam buscando a satisfação nos carboidratos de outros alimentos e por isso acabamos comendo mais. 
     O queacontece: os adoçantes artificiais causariam elevação da insulina e maior propensão ao diabetes. A ligação entre hiperinsulinemia e obesidade já é nossa conhecida há muito tempo e pode ser o elo entre o uso dos adoçantes artificiais e a obesidade.
     Então gente, antes de começar uma dieta maluca e por conta própria, procure um profissional habilitado e que esteja sempre atualizado com as pesquisas recentes. Tente diminuir a quantidade de uso, sejá de adoçante, açúcar refinado ou mascavo. E pratique uma atividade física para gastar toda essa glicose em excesso!!
     Beeeijos e boa semana, mais saudável e light!!