Endorfina: o hormônio milagroso!!

      Endorfina vem da junção de duas palavras - endo (dentro) e morfina (analgésico) e é um hormônio produzido na hipófise - região do cérebro - e vai pela corrente sanguínea proporcionando estado de relaxamento e bem estar.  Quem gosta de correr ou já correu um dia já sentiu o efeito dessa substância, que não requer horas de treinamento, e com apenas 30 minutos do dia em treinos apropriados e com intensidades individuais de acordo com a orientação de um profissional de educação física. 


      Sim, isso já é o suficiente para mudar muita coisa, e os benefícios são enormes, pois, aumenta a disposição física e mental, melhora o sistema imunológico, melhora o estado de espírito ou bom humor, relaxa, remove os radicais livres, diminui as dores, melhora a memória, aumenta a resistência, fortalece os vasos sanguíneos, entre outras. E é por isso que muitas pessoas se sentem meio dependentes da atividade física, possivelmente pelas altas concentrações de endorfina no corpo.
     O contrário se aplica quando as pessoas relatam sensações de irritabilidade, mau humor, ansiedade, falta de concentração, insônia, entre outras em praticantes que, por qualquer motivo, não fizeram seus exercícios. Pode-se até chamar de síndrome de abstinência, aquela mesma causada pela interrupção repentina de algumas substâncias que também estão relacionadas ao prazer.


     A endorfina é liberada no corpo após alguns minutos de exercício. Não se sabe o tempo preciso, pois isso depende de fatores como intensidade, tipo, duração do exercício, entre outros; e após 72 horas de exercícios de endurance, como maratonas, ainda se observa um aumento na dosagem da endorfina no corpo. 
    Apesar de todos os benefícios citados, temos que tomar cuidado, pois o efeito analgésico pode causar lesões por overtraining em atletas, que acabam passando dos limites por não ter nenhuma orientação profissional. Então, antes de se aventurar por ai em busca do prazer ou qualquer outro motivo procure um médico, faça seus exames regulares e procure um Profissional de educação Física!!

Fonte: EsporteComSaúde