Já experimentou o treinamento funcional? Ele AINDA está em alta!





     O treinamento funcional tem se tornado cada vez mais checido e utilizado devido aos vários benefícios que oferece e por ser mais dinâmico que os treinos convencionais. Através dos mais diversos acessórios e equipamentos pode-se treinar várias capacidades físicas como força muscular, a flexibilidade, o sistema cardiorrespiratório, a coordenação motora e o equilíbrio, dentre outros, e ainda, vários destes ao mesmo tempo.

      Um dos principais objetivos deste treinamento é de controlar o sistema músculo-esquelético, sem abrir mão do aperfeiçoamento do sistema sensório-motor e proprioceptivo, geralmente esquecido pelos treinamentos convencionais.
     Outro fator muito relevante neste treino é a utilização dos músculos do CORE, assim como no Pilates, que são os maiores responsáveis por todo o suporte do corpo, são os músculos da parede abdominal que se estendem posterior e conjuntamente com os músculos estabilizadores da coluna lombar, conectando as atividades dos membros superiores com as atividades dos membros inferiores. Funcionalmente falando, nenhuma atividade seria realizada em nosso corpo, caso estes músculos estabilizadores não trabalhassem eficientemente para que os membros, tanto inferiores quanto superiores, pudessem executar suas funções.
     Com essa noção, é possível notar que o desenvolvimento da estabilidade do tronco é essencial para o desenvolvimento de qualquer atividade física, desde as simples, como caminhar, correr, sentar, levantar, agachar, subir e descer escada, às complexas, como a prática de esportes recreativos e de alto rendimento. 
     O legal é que qualquer pessoa pode fazer, claro que com algumas restrições e/ou adaptaçãoes dependendo do sexo, idade e histórico de cada praticante. Pessoas que, ao longo da vida, praticaram diversas modalidades esportivas e atividades físicas, certamente se adaptarão melhor a este tipo de treinamento. 

 

Como é feito?

     Em alguns exercícios, a carga de trabalho é exercida pelo próprio peso do corpo somado ao equilíbrio. No entanto, também pode ser realizado com acessórios e até alguns equipamentos específicos que já existem no mercado. Entre os principais acessórios estão a bola suíça, o cinto de tração, a medicine bol, o bosu, o mini trampolim, a theraband e os cones. 

Quais são os benefícios?

      Além da tonificação muscular, o treinamento funcional implica numa maior complexidade do movimento e no envolvimento de várias capacidades físicas. Isso faz com que o organismo tenha um gasto energético muito maior, além de trazer grandes contribuições, como a melhora da flexibilidade, o emagrecimento, a otimização da coordenação motora, o ganho de equilíbrio e o condicionamento cardiorrespiratório. Isso tudo além de motivação e da elevada autoestima. 

 Experimentem!! É realmente demais!!