A 3ª idade deve pegar mais pesado!!


     Os jovens aqui que me leem me desculpem. Aliás, isto serve para todos que estão lendo! A musculação é uma das atividades mais recomendadas para o idoso! Saiba os benefícios:
     Aumento da força, condicionamento físico, aumento da densidade mineral óssea, coordenação e equilíbrio, entre outros são benefícios da atividade física. Mas, se tratando da musculação, ou seja, trabalhar com pesos se torna ainda mais relevante, pois a partir dos 25 anos todos nós começamos a perder a força e a massa muscular em geral além da diminuição da densidade mineral óssea, fator que desencadeará uma futura osteoporose!
     Entenderam porque a musculação é tão importante? Até os 50 anos, uma pessoa terá perdido cerca de 20% de massa muscular. Entre os 50 e os 80, as pessoas perdem cerca de metade da sua força e cerca de 40% da sua massa muscular. A perda de músculo leva a uma queda do metabolismo e, consequentemente, ao ganho de peso mesmo sem ingestão de muitas calorias. A perda de massa muscular associada ao envelhecimento pode levar a um grande número de problemas. Pessoas mais idosas podem não ter a força necessária para atividades do cotidiano, seja levantar-se de uma cadeira ou fazer todas as tarefas diárias necessárias para uma vida independente e de boa qualidade.
     A musculação é com certeza a única modalidade que pode prevenir essa perda de massa muscular. Até agora, o treino de força tem sido o único método que se mostrou realmente eficiente em retardar esse processo.
     Pra quem acha a musculação entediante, também pode recorrer a outros exercícios que trabalham com a força como circuitos, body pump, ginásticas localizadas, e até o pilates pode ajudar! Não esqueçam que o importante é encontrar a atividade ideal para o seu ritmo e se exercitar! Agora que vocês já sabem dessa dica, incentivem seus pais e avós!! Nunca é tarde para começar!