A diferença entre emagrecer e perder peso!!

       Isso é uma coisa que você só vai descobrir fazendo uma avaliação física! Isso!! Aquela que a gente faz (ou deveria fazer) sempre que inicia algum programa de exercícios em academia ou personal, para avaliar se o treino está fazendo ou não algum efeito, e qual efeito, no nosso corpo.
      Existe sim uma grande diferença, e muitas pessoas ainda não se dão conta disso. Nosso corpo é composto por vários orgãos e tecidos, que podem ser divididos em quatro compartimentos: massa gorda, massa muscular, massa óssea e massa residual, sendo esta última constituída da pele e seus agredados, das vísceras e do sistema nervoso. De uma forma mais simples, podemos dividir o corpo em dois compartimentos: massa gorda e massa magra.  A massa magra envolve massa muscular, massa óssea e massa residual.
     Emagrecer, podemos dizer que é eliminar gordura, que na maioria das vezes e transformada em massa muscular, e perder peso é aquela diferença que vemos na balança, mas nem sempre o que se perde é gordura, às vezes é músculo e proteínas, outra só água mesmo.
     Por exemplo, se alguém está fazendo um treino de hipertrofia (para ganhar massa muscular) ela estará emagrecendo, ou seja, trocando gordura por músculos. Caso não tenha gordura para eliminar, em muitos casos faz-se a suplementação. Agora, quem quer perder peso, muitas vezes recorre a dietas e exercícios de forma inadequada e acaba "engordando", ou seja, perde músculo entre outra coisas e não elimina a indesejável gordura, mesmo que o ponteiro da balança diminua.
     Então gente, não se desesperem se ao iniciar um treino o número da balança continuar o mesmo ou aumentar um pouquinho! Persistam e façam as avaliações físicas periodicamente para descobrir como este treino está contribuindo e quando deve mudá-lo!
     É isso aí!! Beijosssss