Cãibras: saiba porque surgem e como evitá-las

     Elas ocorrem quando menos esperamos, provocam dor e desconforto e nada mais são do que contrações involuntárias de um ou mais músculos, repentinas e prolongadas, geralmente nos membros inferiores.
    Em geral, são causadas pela prática excessiva de exercício ou por repetição prolongada em algumas atividades profissionais. Já as cãibras noturnas, muitas vezes não têm causa aparente, mas sugerem a associação com algumas doenças sistêmicas.
      Outros fatores como desidratação, frio, problemas na circulação, perda da elasticidade dos discos intervertebrais que podem comprimir nervos ligados aos mebros inferiores, além da carência de sais minerais como potássio, cálcio o magnésio.
       Algumas doenças como diabetes, anemia, insuficiência renal, doenças de tireóide, doenças neurológicas, desequilíbrios hormonais, mulheres grávidas ou problemas vasculares são fatores que favorecem a ocorrência de cãibras. Alguns relatos também indicam que o uso de certos suplementos dietéticos como creatina pode aumentar os riscos de cãibras musculares. Se câibras apareceram sem um histórico prévio, consulte um médico para excluir causas mais sérias.


Prevenção e Tratamento: como os episódios dolorosos são ocasionais, duram menos de um minuto e desaparecem espontaneamente, analgésicos e anti-inflamatórios não têm utilidade nenhuma no tratamento das cãibras. O que se pode fazer é tentar preveni-las como exercícios de alongamento frequentes, massagem, bolsas de calor para promover o relaxamento da musculatura e alívio da dor.Mantenha-se hidratado, e alimente-se adequadamente, para evitar que os componentes citados acima sejam depletados.

      É isso ai gente!! Espero ter ajudado!! Beijosssss

Fonte: http://www.revistapilates.com.br