Emagreça dormindo!

     Além de fazer bem à saúde, dormir ajuda a emagrecer! SIM!! Não é só porque você fica 8h sem comer que está emagrecendo! Existe uma explicação biológica para isso! É através do sono que o organismo se regenera, produz hormônios e substâncias que proporcionam a renovação celular e o abastecimento de energia, estabilizando todas as funções fisiológicas importantes para o nosso equilíbrio físico e mental. 
   Enquanto dormimos, a produção de leptina, hormônio da saciedade, aumenta. O corpo também produz a serotonina, neurotransmissor que provoca sensações de bem-estar, além de contribuir para diminuir a vontade de comer doces. O cérebro ordena a produção do hormônio do crescimento, o GH, que acelera o metabolismo, ajuda a evitar o acúmulo de gordura, freia a ação do tempo sobre as nossas células e age a favor da massa magra.
     Com a vida cada vez mais atribulada, é comum as pessoas dormirem menos para dar conta de jornadas que incluem trabalho, estudo, cuidado com os filhos, ginástica etc. Nunca devemos substituir o sono por outras atividades, principalmente, pela ginástica. Não adianta nada acordar cedo para malhar tendo dormido pouco, pois o corpo necessita de repouso e não vai responder positivamente aos exercícios se estiver cansado.
     Quando dormimos mal, ocorre uma maior liberação do cortisol, uma substância que inibe as ações de hormônios importantes como o GH, hormônio que ajuda na regulação da glicemia, do açúcar no sangue e da manutenção do vigor de músculos e pele; diminui a produção da leptina, e nos faz comer mais, aumentando a gordura corporal.
      Nas 4 primeiras horas de sono ocorre a liberação de vários hormônios que farão nossa recuperação, entre eles o GH, que é o hormônio do crescimento. Já nas duas horas finais ocorre o reparo psicológico, isso significa que quem dorme menos fica mais irritado, estressado, desconcentrado. Quando se dorme pouco o corpo libera mais o cortisol, um hormônio ligado, entre outros efeitos ruins, ao estresse. Ele tem uma relação direta com o acúmulo de gordura no abdômen, um tipo bastante perigoso pra saúde. Para completar, quem dorme menos acaba comendo mais por ficar mais tempo acordado. É uma questão de lógica: a pessoa normalmente faz uma refeição a mais.
     A alteração de alguns aspectos alimentares, como, por exemplo, aumento no número de refeições diárias com ingestão calórica menor; diminuição da quantidade de alimentos ingerida por refeição; e diminuição da quantidade de carboidratos ingeridos nas refeições pode levar à redução do índice de insulina no organismo, que reduzido, diminui o índice de glicose. Assim, o organismo vai buscar outras fontes de energia, como a gordura que está armazenada no próprio corpo. Veja a fantástica conclusão: um menor índice de insulina pode levar a um menor índice de glicose no sangue e, então, o organismo vai utilizar mais gordura como fonte de energia. Isso pode acarretar o consumo de 70 a 100 g de gordura por noite, sim!!!
     A atividade física tem uma relação muito direta com o sono. Quem se exercita consegue dormir melhor e inúmeros estudos comprovam isso. O motivo é que o corpo fica mais relaxado. As atividades aeróbias são as que mais produzem esse efeito.

ALGUMAS DICAS PARA DORMIR MELHOR

1. Deixe o quarto totalmente escuro (sem luz indireta da tevê ou do computador) para estimular a secreção da melatonina, o hormônio do sono.
2. Crie uma rotina de relaxamento antes de ir para a cama. O que funciona: banho quentinho, meditação, música suave, leitura e pensamentos agradáveis.
3. Jante três horas antes de ir para a cama, evitando comidas calóricas. Assim, a digestão fica mais fácil.
4. Fumo, café e álcool são estimulantes do sistema nervoso central, por isso, abstenha-se pelo menos três horas antes de ir para a cama.
5. Evite fazer atividade física intensa muito próximo da hora de dormir.
6. Beba água para não ter sede no meio da noite, mas em pequena quantidade. Do contrário, terá de interromper o sono para ir ao banheiro.