Benefícios e cuidados com exercícios no inverno

     Eu já falei aqui para animar vocês de alguns benefícios de praticar exercícios no inverno e hoje vim falar de alguns cuidados.
      Relembrando os benefícios: melhor desempenho (pois com o calor cansamos e suamos mais), maior gastos calórico (devido a manutenção da temperatura corporal), melhora a imunidade, circulação e etc...
     Agora tomem alguns cuidados importantes. Temperaturas muito baixas (menos de 14º) podem causar vasoconstrição, dificultando a circulação e o desempenho na atividade, além de sensação de cansaço e dificuldade respiratória. Proteja bem os pés, mão e cabeça, que são os que mais sofrem com o frio. Vá bem agasalhado e vá tirando as roupas conforme sentir necessidade.
     Uma item muito importante é o aquecimento, que deve ser mais lento e duradouro, evitando lesões, pois no inverno nos contraímos mais. Nada de alongar forçando demais, vai com calma, se aquece e vá percebendo que o corpo está se soltando antes de forçar no treino. Assim, você evita de se lesionar por excesso de treino, pois às vezes não percebemos a fadiga muscular.
     Ahh, não esqueçam de tomar água!! A temperatura fria diminui a percepção de sede e muita gente chega para treinar desidratada e isso não é bom! Evitem tomar chás e café, pois são diuréticos e desidratam mais ainda. Cuidado também com o choque térmico e se suar troque logo de roupa para não passar frio.
     Mas não desanimem, depois das devidas precauções, lembrem da parte boa: pela necessidade de manter a temperatura do corpo nos níveis normais, a atividade metabólica e o gasto calórico corporal aumentam - o que faz com que o corpo gaste mais energia mesmo em repouso.
     Animem-se gente!! Ainda bem que aqui em Floripa as temperaturas não baixam o suficiente para causar esse probleminhas, mas qualquer coisa, se exercitem em ambiente fechado!! Beijossss e bons treinos!