Você come frutas todos os dias??

      Todo mundo sabe que as frutas estão entre os alimentos mais saudáveis, pois possuem muita água, vitaminas e minerais essenciais que suprem tudo o que o corpo precisa de forma natural e saudável (cuidado com os agrotóxicos, é claro... prefira as da época!). Além disso tudo, descobri no Nutrição&Exercício uma lista com as 10 frutas mais saudáveis do mundo. E apesar de eu não comer todas e juro que depois de ler isso vou fazer um esforcinho, pelo menos de vez em quando. Olhem só os benefícios:

Damasco: possui muito betacaroteno, sendo transformado em vitamina A pelo nosso organismo, ajuda a prevenir alguns tipos de câncer, principalmente os de pele. O damasco seco é um antioxidante que ajuda a prevenir problemas de intestino. Também possui quantidades significativas de boro, potássio e ferro.

Abacate: possui ácido oléico, uma gordura insaturada que ajuda na redução do colesterol ruim (LDL) e a aumentar os níveis de colesterol bom (HDL). Porém deve ser consumido com moderação por ter alta quantidade de calorias. Também possui vitamina C, ferro e cálcio.

Framboesa: possui grande quantidade de vitamina C e fibras que ajudam baixar os níveis de colesterol. Também possui vitamina A, B1 e B5.

Tomate: é uma fruta rica em licopeno, uma substância funcional que ajuda a prevenir câncer de próstata, de bexiga, estômago e cólon, por se tratar de um potente antioxidante. Também ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares e na diminuição do colesterol ruim. Além disso também é rico em vitaminas A e B, fósforo, cálcio e potássio. 

Uva: são ótimas fontes de energia, pois possuem em sua composição grande quantidade de carboidratos e vitaminas do complexo C e B. Ela ajuda a melhorar o funcionamento dos rins, é eficaz contra enfermidades do intestino, abdome, fígado e também estimula as funções cardíacas. Mesmo quando consumidas em forma de passas, são também uma ótima fonte de ferro que auxilia no transporte de oxigênio no sangue, além de ser eficaz contra tosses crônicas e desinterias.


Figo: são fonte de potássio, fibras e também vitamina B6, ajuda na produção de serotonina, reduz o colesterol e diminui a retenção de líquidos. Ainda é energético, pois possui também cálcio, cobre, potássio, magnésio e sódio na sua composição.

Limão: possui boa quantidade de vitamina C, bioflavonóides e ácido cítrico, e por isso é um ótimo remédio para a cura do escorbuto (falta de vit C no organismo), além de ser eficaz contra estresse, fadiga, dor de cabeça, alergias e até alguns tipos de câncer.

Maçã: possui altas quantidades de vitamina C, E e do complexo B além de fibras e potássio. Elas atuam fazendo uma proteção na mucosa digestiva, também regulam o sistema nervoso, previnem problemas de pele e fadiga mental. Não bastando tudo isso a maçã também ajuda no tratamento de reumatismo, gota e artrite e ainda a diminuir a taxa de colesterol no sangue.

Manga: tem altas taxas de betacaroteno, carboidratos, vitaminas do complexo B, cálcio, potássio, fósforo, ferro e vitamina C. É excelente para combater a acidez estomacal, é expectorante, ajuda na purificação do sangue e é diurética.

Melão: possui alto teor de betacaroteno, vitamina C e do complexo B. Ainda tem fibras, fósforo, cálcio, enxofre, cobre, ferro e potássio, por causa desse último elemento ele é indicado para cardíacos que precisam tomar remédios diuréticos, para quem está com hepatite, cálculos e cirrose hepática. É benéfico no tratamento de reumatismo, prisão de ventre, é calmante, fortificante e anticoagulante. Nas mulheres ele ajuda na normalização da menstruação e melhora a circulação.
 
     A gente sabe que no inverno é mais difícil consumir fruta, mas tente consumir pelo menos uma por dia, sendo que o ideal é de 3 a 5 por dia. Pra quem, como eu, é viciada em doces, chocolates e etc, vale a pena respirar fundo e comer uma fruta antes, geralmente a compulsão passa, esperiência própria! hehehe Mas agora que o tempo vai esquentar fica mais fácil, então, aproveita!
     Outra dica e sempre comer uma fruta com castanhas, sementes ou granola entre as principais refeições, pois além de ser nutritivo, ajuda a alimentar o corpo até a proxima refeição.
     Lembrando que uma alimentação saudável somada a prática de exercícios físicos trarão mais saúde, evitando que as doenças se aproximem. O melhor remédio é a prevenção! Beeeeijosss