Fazer compressa de gelo ou bolsa quente??

     Muitas pessoas têm dúvidas sobre o que fazer após machucar-se, e por isso vamos esclarecer a reação que o calor e o frio produzem em nosso corpo.
     O frio abaixa o metabolismo e reduz a circulação do local, diminuindo a reação normal do corpo em tentar mandar mais sangue para o local da lesão na busca de “consertar” o que foi lesado. Por isso, a importância de se aplicar o gelo de imediato, se possível dentro dos 5 primeiros minutos após a lesão, principalmente se o trauma ocorreu durante prática de atividade física intensa. O frio funciona também como analgésico, diminuindo a dor. Por esse motivo deve-se tomar cuidado depois da aplicação de gelo para não aumentar a lesão.
     O gelo pode ser aplicado em forma de bolsas de gelo e água, ou de forma mais prática, bolsas de gel anti-congelante que se adaptam melhor na região afetada nas primeiras 72 horas após o trauma, deve-se aplicar gelo por 20 minutos a cada 2 horas, no período em que a pessoa está acordada. “Após os primeiros três dias, que é quando o processo inflamatório começa a regredir, as aplicações de gelo podem diminuir para três vezes ao dia, enquanto o edema persistir.
     O calor, por outro lado, provoca a vasodilatação podendo aumentar o edema (inchaço) ou hematoma, quando há ruptura de vasos sanguíneos. Por isso o calor é utilizado antes dos exercícios, na fase de reabilitação, para facilitar a circulação sanguínea e a flexibilidade muscular. Bolsa de calor também pode ajudar a relaxar a musculatura em caso de lesões mais leves como tensões musculares ou torsicolos.
     Na dúvida, pergunte a um especialista, para evitar que a lesão persista ou piore!!