Tireoide: entenda um pouco a função dessa glândula

     Nem todo mundo sabe, mas a tireoide é uma glândula responsável pela produção dos hormônios que regulam o metabolismo corporal (as reações químicas que ocorrem a todo tempo). Muitas pessoas podem apresentar essa disfunção, o que pode causar danos a saúde e atrapalhar no processo de emagrecimento saudável.
     Funciona mais ou menos assim, no cérebro temos uma glândula  chamada hipófise, que libera o hormônio tiroestimulante (TSH) estimulando a tireoide a sintetizar o T3 e o T4, os hormônios tireoidianos que regulam a velocidade do funcionamento do organismo. São eles que controlam os processos que ocorrem no interior de cada célula, interferindo, por exemplo, no controle do peso, no funcionamento do sistema cardiovascular, nervoso e reprodutor.
     Quando a tireoide não funciona bem podem ocorrer algumas disfunções como hipo ou hipertireoidismo.
      O HIPO ocorre quando há diminuição da produção dos hormônios tireoidianos, pode causar redução dos batimentos cardíacos, sente-se cansado e sonolento. Pode ocorrer tembém aumento de peso, depressão, menstruação irregular e até mesmo alterações da pressão arterial. Nesse caso, pode ocorrer a Tireoidite de Hashimoto, uma doença autoimune que se apresenta quando o organismo produz anticorpos que atacam a tireoide. 
     O HIPER ocorre quando há produção excessiva do hormônio tireoidiano, e essa disfunção é causada sobretudo pela Doença de Graves, que se caracteriza pela presença de um anticorpo no sangue que estimula a produção excessiva desses hormônios. Mas outros problemas, como nódulos e o uso de medicamentos para emagrecer, podem desregular seu funcionamento. Os principais sintomas são ansiedade, insônia, aumento da frequência cardíaca, sudorese, taquicardia e perda de peso.
     O mais importante é estar sempre de olho no seu corpo, acompanhando as mudanças e fazendo exames de prevenção períodicos. Na dúvida procure um médico! Beijossss!